Eu já adoto há um bom tempo uma estrutura de URL mais simples, baseada apenas no nome do post. Quando alterei inicialmente pela primeira vez a estrutura das configurações do WordPress, percebi rapidamente que os links antigos não funcionavam mais. Com um rápido ajuste no .htaccess, consegui consertar isso e até agora todas as minhas URLs antigas são redirecionadas para as atuais. Isso foi muito mais fácil de conseguir do que eu esperava, e vou mostrar como você pode fazer isso também neste post.

NOTA: Este tutorial é apenas para mudar de uma estrutura permalink diferente para a estrutura simples % postname%. Em alguns casos, quando você muda de uma estrutura de URL menos para mais informativa, você não precisa configurar os redirecionamentos  de forma manual para ajustar seu .htaccess, oWordPress automaticamente faz isso para você. Teste (abra suas URLs antigas) antes de prosseguir!

Abaixo o Passo a Passo para alteração dos Links Permanentes

1. Escolha a estrutura “/%postname%/ ‘no WordPress” Configurações do Permalink

O título explica tudo. Basta marcar a caixa ao lado de “/%postname%/” ou “Nome do Post” se seu wordpress estiver em português e clique em “salvar alterações” na parte inferior.

Configuração de Permalink no WordPress

 

2. Use o Gerador de Redirecionamentos do Yoast

A ferramenta mais útil para o fazer essa alteração, mãos a obra.

• Clique no botão verde “gerar redirecionamentos” na parte inferior da postagem.
• Insira o URL do seu site.
• Especifique se o seu blog está sendo executado em uma subpasta (como / blog).
• Selecione sua estrutura permalink antiga.
• Gere o código responsável pelo redirecionamento.

O código será algo como isto:

Gerador Redirecionamento URL Yoast

 

3. Modifique seu .htaccess

O último passo envolve adicionar o trecho do código gerado anteriormente no arquivo .htaccess do diretório raiz da sua instalação do WordPress. Você pode fazer isso através de um painel de controle (como cPanel) ou via FTP / SFTP.

Isso não é difícil. Tudo o que você precisa fazer é abrir o antigo arquivo .htaccess e adicionar o código ao topo (é claro que você precisa salvar as alterações!).

Obs: faça sempre backup do arquivo .htaccess sem alteração.

 

Missão cumprida!

Isso é praticamente tudo. Uma maneira fácil e agradável de apresentar o próximo nível de simplicidade à estrutura de URL do seu site e envolve apenas três etapas!

Qualquer dúvida não deixe de comentar abaixo, até mais!